Chow chow (pronuncia-se "chau chau") é uma das mais vistosas raças de cachorro. Sua pelagem eriçada lembra a juba de um leão, mas seu jeitão fofo o aproxima de um verdadeiro panda! A língua azul completa o perfil que dá um ar de nobreza ao animal.
Trata-se de uma raça extremamente leal e companheira que, no entanto, pode ser um pouco teimosa. Os cuidados com os pelos e olhos devem ser diários. A nobreza desse animal se reflete no seu visual.
Os chow chows eram uma das raças favoritas dos imperadores chineses.A raça é conhecida há mais de dois mil anos. Sua história, na realidade, está intimamente ligada à nobreza asiática.
Acredita-se que já havia exemplares da raça 200 anos antes de Cristo, e sua criação está intimamente ligada aos imperadores chineses onde servia como cão de combate.
Somente no século XIX, a raça passou a ser conhecida no oriente. Foi exportada para a Inglaterra com ares de animal selvagem. Era exibido em zoológicos. Depois, ganhou status de bichinho de estimação. Só no século XX começou a ser levada para outros países, inclusive o Brasil.
Se você não tem tanto espaço, igualmente pode comprar o chow chow: o cão dessa raça não necessita de grandes espaços e pode ser criado até em apartamento.
Por ser um cachorro médio e de temperamento calmo, o chow chow pode ser comprado por pessoas que moram tanto em casa quanto em apartamento. Os habitantes de prédios, todavia, precisam realizar passeios regulares com o animal.